Opiniões sobre hotéis – Critérios

Com o objetivo de ajudar quem está planejando suas viagens, seja ela de turismo ou de negócios, desenvolvi um critério para avaliar os hotéis em que já fiquei. Ele não é baseado em nenhum estudo especializado, nem segue os padrões estabelecidos por grandes revistas ou guias de viagens. Tudo aqui é baseado na minha própria experiência.

A cada avaliação, tentarei sempre ser o mais justo possível. Não vou cobrar que uma pousada do interior da Bahia tenha o mesmo luxo que um hotel de grande rede, localizado na Times Square, mas vou, igualmente, pontos como limpeza e educação.

Muitas vezes, principalmente em viagens a trabalho, não tenho tempo para usufruir de tudo o que os hotéis oferecem. Nesses casos, determinados elementos podem não ser avaliados, ficando, assim, fora da conta.

Cada ítem recebe notas de 0 a 5, sendo que a nota máxima é guardada para o “algo a mais”, aquilo que eu acho que foi diferencial.
1 – LoguinhoParaNotasTransp
2 – LoguinhoParaNotasTranspLoguinhoParaNotasTransp
3 – LoguinhoParaNotasTranspLoguinhoParaNotasTranspLoguinhoParaNotasTransp
4 – LoguinhoParaNotasTranspLoguinhoParaNotasTranspLoguinhoParaNotasTranspLoguinhoParaNotasTransp
5 – LoguinhoParaNotasTranspLoguinhoParaNotasTranspLoguinhoParaNotasTranspLoguinhoParaNotasTranspLoguinhoParaNotasTransp

Posso ainda acrescentar ou deduzir pontuação extra, com base em experiências que eu não consiga rotular nos tópicos apresentados. Esses pontos serão somados ou subtraídos, mas não se incluirá um tópico extra, na hora de fazer a média.

Por exemplo, se um hotel foi avaliado em dez tópicos e somou 35 pontos, a nota é 3,5, tirando-se a média: 35/10 = 3,5.

Se outro hotel for avaliado nos mesmos dez tópicos, somando 35 pontos, mais dois de bonificação, a nota será 3,7, já que os dois pontos serão somados, mas a divisão será feita pelos dez ítens: (35+2)/10 = 3,7.

Todo hotel com nota acima de 3, automaticamente, será recomendado por mim. Abaixo dessa nota, pode ser recomendado com ressalvas.