Opinião: Disney’s All Star Resorts

Foto: Fernando Andrade

Já estamos no fim de março, isso significa que a temporada de julho está logo aí. Por mais que você não vá viajar na semana que vem, já está passando da hora de definir a programação das férias.

Um dos destinos preferidos dos brasileiros, mesmo com o dólar em alta, continua sendo a cidade de Orlando. Confesso que é meu destino preferido também.

Sendo assim, vou tentar ajudar os atrasados, comparando dois hotéis que, teoricamente, pertencem à mesma categoria e possuem benefícios semelhantes: Cabana Bay (Universal Orlando) e All Star Resorts (Disney).

Como fui educado corretamente, primeiro os mais velhos. Vamos começar com o All Star. Eu sei que são três (Music, Movies e Sports), mas vou considerá-los uma coisa só, até por respeito a quem lê o blog, já que eles são basicamente iguais, mudando só o tema.

Foto: Fernando Andrade

Buzz Lightyear é uma das estrelas do setor de Toy Story, no All Star Movies Resort

Sem dúvida, um dos hotéis que mais me sinto confortável para falar, já que perdi as contas de quantas vezes eu fiquei hospedado em um dos All Star, mas deve ter sido por volta de uma dezena.

Os três hotéis são de categoria econômica, com uma variedade enorme de personagens espalhados, sempre na temática de cada um.

Vamos à avaliação, segundo os meus critérios:

Conforto – LoguinhoParaNotasTranspLoguinhoParaNotasTranspLoguinhoParaNotasTranspLoguinhoParaNotasTransp
Os quartos são relativamente simples, mas bem confortáveis. Basicamente, são duas camas de casal, que acomodam confortavelmente duas pessoas (sei que parece óbvio, mas já fiquei em camas que dão medo de rolar e cair). Camas macias, mas com boa resistência, excelentes para recarregar as baterias após um dia inteiro andando nos parques ou fazendo compras.

Localização – LoguinhoParaNotasTranspLoguinhoParaNotasTranspLoguinhoParaNotasTranspLoguinhoParaNotasTransp
Os hotéis da Disney são divididos em regiões de Walt Disney World, baseado nos parques ou atrações mais próximas, então você estará sempre perto de algum dos parques. No caso dos All Star Resorts,  você se hospedará bem perto do Disney’s Animal Kingdom e do Parque Aquático Disney’s Blizzard Beach.
Tem, também, um McDonald’s na entrada do hotel, pertinho da guarita dos seguranças. Não vou entrar no mérito gastronômico, se é comida boa ou ruim, mas é bem útil, se der fome de madrugada. Fora que a torta de maçã deles é assada, barata e dá de goleada na que vendem no Brasil.

Banho – LoguinhoParaNotasTranspLoguinhoParaNotasTranspLoguinhoParaNotasTranspLoguinhoParaNotasTransp
Quando vou tomar banho, seja em casa, seja em hotel, o que mais prezo é um chuveiro com boa pressão. E a pressão dos chuveiros dos três All Star é muito boa. O chuveiro tem várias regulagens, incluindo massagem, além de banheira. Tem gente que, no início, sofre um pouco para controlar a temperatura da água, mas não é nenhum bicho de sete cabeças.

Serviços – LoguinhoParaNotasTranspLoguinhoParaNotasTranspLoguinhoParaNotasTranspLoguinhoParaNotasTranspLoguinhoParaNotasTransp
Não tive como não dar nota máxima. Vou tentar listar tudo.
Você tem transporte grátis para todos os parques da Disney, incluindo os aquáticos, Downtown Disney e Disney’s Wide World of Sports (quando solicitado), além de traslado entre hotel e aeroporto. Basicamente, se ficasse só na área da Disney, você não precisaria de carro.
O hotel oferece estacionamento grátis. Acredite, muitos hotéis da região de Orlando cobram pelo estacionamento. Além disso, você também tem estacionamento grátis nos parques da Disney, caso abra mão de pegar um dos ônibus.
Você pode comprar nos parques da Disney e pedir para enviar as sacolas para o hotel. No dia seguinte, é só passar na lojinha e retirar.
O hotel aceita receber encomendas e pacotes. Diversos hotéis americanos fazem isso, mas muitos cobram pelo serviço. Os da Disney recebem de graça. E eles recebem com antecedência, basta que venha na embalagem a data de chegada do hóspede.
O serviço de concierge também é bem útil. Nós utilizamos para comprar ingresso para a festa de Natal do Magic Kingdom, sem complicação alguma.
Como hóspede da Disney, você tem direito a entrar uma hora antes ou sair duas horas depois do horário normal de funcionamento do parque. Sim, você tem o parque com menos filas, basta ver os horários e dias de cada parque na recepção.
Por mais que todos possam agendar seus FastPass+ com antecedência, esse prazo é ainda maior para os hóspedes da Disney.
Provavelmente, tendo ficado lá pela primeira vez em 1998, devo ter esquecido de alguma coisa, mas acho que essas são as mais importantes.

Foto: Fernando Andrade

Hóspedes chegam ao ponto de ônibus para pegar o transporte para os parques da Disney.

Limpeza – LoguinhoParaNotasTranspLoguinhoParaNotasTranspLoguinhoParaNotasTransp
Em uma das vezes, tivemos problema com uma barata dentro do quarto. Depois de acertá-la, ela ainda conseguiu seguir para trás da cama, onde morreu. Sei que alguns acharão que barata é um negócio nojento e “blá-blá-blá”, por isso tirei ponto.
Apesar disso, foi uma barata só, em muitas vezes hospedado lá. Com a quantidade de mato e inseto que tem por perto, acho que uma barata só é bem aceitável. Além disso, deixamos um bilhete e, ao voltarmos do parque, o cadáver já havia sido removido.
No mais, os quartos são bem limpos.

TV / Entretenimento – LoguinhoParaNotasTranspLoguinhoParaNotasTranspLoguinhoParaNotasTranspLoguinhoParaNotasTransp
Eu dei nota alta, mas é por um motivo muito pessoal: a variedade de canais ESPN! Eu poderia até ter dado uma nota máxima, mas poderia ser injusto com hóspedes “normais”. Além de muitos canais da própria Disney, que exibem desde desenhos animados a programação e propaganda dos parques, os hotéis oferecem praticamente uma grade completa de canais a cabo: Fox, FX, TLC, History, etc.
No meu caso, o diferencial foi a programação da ESPN, que pertence à Disney. Eles têm todos os canais ESPN, o que significa muito jogo de beisebol e esportes variados. Lembrando por alto, tem canal em espanhol, canal de esportes universitários, canal de jogos antigos, canais tradicionais (ESPN e ESPN 2), etc.
Como eu falei, não dei nota máxima por justiça com os hóspedes normais. Com a quantidade de brasileiros que eles recebem, já deveriam ter pensado em colocar a Globo Internacional.

Foto: Fernando Andrade

Personagens Disney e temas esportivos formam a personalidade do All Star Sports Resort.

Lazer – LoguinhoParaNotasTranspLoguinhoParaNotasTranspLoguinhoParaNotasTransp
Por mais surpreendente que possa ser, principalmente por se tratar de um hotel da Disney, é um dos ítens que mais deixam a desejar nos hotéis. Me deu até muita dúvida sobre a nota que eu deveria dar.
Bom… Os três hotéis tem boas piscinas. Elas são grandes, limpas, funcionam até tarde, têm salva-vidas, oferecem vestiários e banheiros, têm decoração temática, mas são piscinas.
Nos All Star você encontra, ainda, sala de jogos eletrônicos, pagos a parte.
Para os adultos, bares estão disponíveis na área da piscina, com uma boa variedade de drinks e cerveja.
O diferencial, na minha opinião, seria as sessões de cinema que realizam nas piscinas, sempre exibindo sucessos da Disney. Apesar de achar isso muito legal, não tem toda noite e, obviamente, muita gente não vai curtir, já que os filmes são em inglês.

Foto: Fernando Andrade

No All Star Music, Donald, Panchito e o brasileiríssimo Zé Carioca dão um visual mais alegre à piscina do All Star Music.

Cordialidade dos Funcionários – LoguinhoParaNotasTranspLoguinhoParaNotasTranspLoguinhoParaNotasTranspLoguinhoParaNotasTransp
Padrão Disney, simples assim. Os funcionários, ou Cast Members, são educados e simpáticos como em qualquer outro lugar da Disney. É claro que você tem exceções, mas não tenho do que reclamar.

Café da Manhã – LoguinhoParaNotasTranspLoguinhoParaNotasTransp
Tem café da manhã, mas é pago a parte. Em média, calculamos oito dólares por dia, mas nunca chega a esse valor. A comida é boa, mas não é nada tão espetacular tem panquecas, bacon, linguiça, potes de frutas, etc. Destaque para os waffles, que têm o mesmo gosto que os outros, mas com a cara do Mickey.

Restaurante / Praça de Alimentação – LoguinhoParaNotasTranspLoguinhoParaNotasTranspLoguinhoParaNotasTransp
Não ache que você vai encontrar um restaurante chique, mas tem uma boa variedade de comida. A praça de alimentação conta com estações diferentes, todas com comida rápida. As opções são massas, pizzas, sanduíches mais elaborados (como o de rosbife com blue cheese), sanduíches mais normais (cachorro-quente e hambúrguer), sorvete, etc.
Uma coisa que eu como bastante é a massa com molho Alfredo e frango empanado.
Ah! Comprando a caneca do hotel, ativada para o período de sua hospedagem, você tem refill ilimitado de refrigerante, chás, café, achocolatado, etc.

Internet – LoguinhoParaNotasTranspLoguinhoParaNotasTranspLoguinhoParaNotasTranspLoguinhoParaNotasTransp
Internet sem fio nos quartos e demais áreas do hotel, com boa velocidade e grátis. Na verdade, já tem internet em quase todos os cantos da Disney.

Extra –LoguinhoParaNotasTransp
Dei mais um ponto pela conveniência. O hotel conta com loja de produtos da Disney, para você comprar o seu Mickey ou aquela lembrança de última hora. Além disso, vendem produtos como cortadores de unha, lixa, pentes, chocolates, chicletes e bebidas (para maiores de 21 anos).

Total: 40 pontos + 1 ponto extra = 40 pontos

Média: 3,7